segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Centro de Cadastramento

Hemonúcleo cadastra 29 doadores
de medula óssea no primeiro dia!!!!!

Nesta segunda-feira, primeiro dia oficial do funcionamento do serviço permanente de cadastro de doadores de medula óssea no hemonúcleo de Sorocaba, 29 pessoas fizeram sua inscrição. “A receptividade das pessoas que vieram doar sangue ficou além do que imaginávamos”, comemou Edna Ferreira Fermino, presidente da ONG “Asa Morena – em nome da vida”, entidade responsável pela abordagem e esclarecimentos às pessoas que procuram o hemonúcleo.

Das 7h30 às 12h30 de ontem (17), quatro voluntários da ONG permaneceram no hemonúcleo, entregando um folheto com explicações sobre a importância do cadastramento como doador de medula óssea. Ao mesmo tempo, o hemonúcleo exibiu um vídeo informativo e de fácil assimilação. Mesmo as pessoas que num primeiro momento não se interessaram em fazer o cadastro, mudaram de idéia após assistir ao vídeo. Na última sexta-feira (14), quando o serviço foi lançado, 18 pessoas já haviam se inscrito.

Para se cadastrar é necessário comparecer ao hemonúcleo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, ter entre 18 e 55 anos de idade, portar documento de identidade, preencher um formulário com informações pessoais e coletar 5ml de sangue. Esse material é encaminhado à Unicamp, onde é feito o exame de compatibilidade genética (HLA). Os dados do doador voluntário ficam armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que funciona no Rio de Janeiro, junto ao Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário