segunda-feira, 20 de julho de 2009

Conquista!!!!

Sorocaba terá cadastramento de doadores de medula óssea a partir de 14 de agosto

Uma parceria firmada na segunda-feira, entre a ONG Asa Morena, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan) e Hemonúcleo, garantirá ao sorocabano o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea, a partir de 14 de agosto. A Colsan fará no próprio Hemonúcleo a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde o material será examinado para verificar a compatibilidade entre os possíveis doadores e pacientes. Uma vez verificado o material sanguíneo, a Unicamp incluirá a pessoa no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
No Hemonúcleo, haverá ainda um trabalho - feito por voluntários da ONG - de conscientização dos doadores de sangue sobre a importância da doação de medula. A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre o que é a medula óssea, como é feito o transplante e a importância da formação de um banco de doadores de medula nesta região, explica Nerli Peres, uma das diretoras da entidade.
Nerli afirma que a intervenção do voluntário também terá como objetivo evitar que o doador cadastrado, no momento da doação, desista de fazê-lo. Queremos doadores convictos. Uma vez convencido, o doador autoriza a retirada de 4,5 ml de sangue a mais para que seja realizado o exame de histocompatibilidade. Os envolvidos na parceria acreditam ainda que o cadastramento também pode estimular o aumento do número de doadores assíduos de sangue e por conta disso, a iniciativa foi comemorada por todos.
Desde o mês março, os representantes da ONG estão articulando, junto à Secretaria de Saúde do Estado, a idéia de transformar o Hemonúcleo em um centro de cadastramento de doadores de medula óssea e o próprio secretário Luiz Roberto Barradas Barata, determinou que o serviço fosse viabilizado rapidamente. O deputado Hamilton Pereira (PT) que também acompanhou a reunião, lembrou que pretende voltar a discutir com o Governo do Estado o projeto de lei de sua autoria (vetado pelo governador) que cria o Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea (Promedula) no estado.
Mesmo com a data marcada para a inauguração do novo serviço, a Asa Morena, continua os trabalhos normalmente, conforme conta Nerli. Não paramos de trabalhar e a nossa próxima campanha para cadastramento de doadores acontece dia 26 próximo, em conjunto com o Hemonúcleo de Jaú, na indústria Metso, lembra Nerli. Ela afirma ainda que está precisando de voluntários para ajudar no preenchimento de fichas.


http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=186714


Hamilton e Asa Morena lutam pelo Hemocentro de Sorocaba

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) recebeu nesta quinta feira (12/2), em seu escritório político, as representantes da ONG "Asa Morena - em nome da vida", Nerli Peres e Edna Ferreira Firmina. A ONG realiza regularmente campanhas de doação de medula óssea na região. Suas representantes falaram ao deputado sobre a possibilidade de transformar o Hemonúcleo de Sorocaba em um Hemocentro, aumentando seu atendimento.Nerli afirma que essa alteração possibilitaria a ampliação do atendimento à coleta de sangue para formação do banco de doadores de medula óssea na cidade e transformaria, em permanente, o cadastramento de doadores, facilitando a procura de doadores compatíveis.Hamilton, autor do projeto Promedula (Programa Permanente de Doação de Medula), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo e vetado pelo governador José Serra, afirma que Sorocaba tem capacidade de comportar um hemocentro devido à importância da cidade para a região. Hamilton se comprometeu a marcar uma reunião com a diretoria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba para conversar sobre a possibilidade de implantação do centro.

http://www.portalsorocabano.com.br/index.php/s-not/2590-hamilton-e-asa-morena-lutam-pelo-hemocentro-de-sorocaba

Sorocaba inicia, em agosto, cadastramento de doadores de medula óssea

Em 14 de agosto será inaugurado o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Sorocaba. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 18/4, em reunião realizada entre a ONG "Asa Morena", o deputado Hamilton Pereira (PT), o diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan), José Augusto Barreto, e os gerentes Médico e Administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.

A partir desta data, o Hemonúcleo de Sorocaba, em parceria com a Asa Morena, passará a contar com um trabalho de conscientização de doadores de sangue sobre a importância da doação de medula óssea. "A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre o que é a medula óssea, como é feito o transplante e a importância da formação de um banco de doadores de medula nesta região", explica Nerli Peres, uma das diretoras da ONG.
A Colsan, segundo Frederico Brandão, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito o exame HLA (de Histocompatibilidade), para verificar a compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula "ssea) será realizado pela própria Unicamp.
A expectativa do diretor de saúde é de que o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea também possa estimular o aumento do número de doadores de sangue assíduos.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1071003/sorocaba-inicia-em-agosto-cadastramento-de-doadores-de-medula-ossea

Um comentário:

  1. adoreii se voluntaria e pretendo doar tambem as plaquetas para medula osseas ,não precisa te medo é rapido é voce salva muitas vidas

    ResponderExcluir